segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A mídia - Útil ou Inútil ?

A mídia é um veículo de informações que exerce grande domínio sobre todo o mundo. A mídia globaliza e nos manipula (de várias maneiras, que podemos nem perceber).
A mídia possui vários tipos de propagação, como exemplos: propaganda, filmes, por diversos programas de Tv, imagens, música e moda; propagados através de: Tvs, Internet, rádio, jornais, revistas, outdoors e tudo que nos cerca.

M
as, a grande discussão é ‘como a mídia possui tanto poder sobre as pessoas?’ a ciência e pensadores dão respostas: o uso das mensagens subliminares (“Muitos acreditam que mensagens assim têm um efeito maior que qualquer tipo de propaganda. Manipulariam o inconsciente independentemente do nosso livre-arbítrio.” - Super Interessante de Nov/2006), o uso de simples imagens disfarçadas em outras, palavras ou sons fundidos a outros podem ser captados por nossos cérebros imperceptivelmente e pode nos influenciar tão facilmente que não temos como evitar a mensagem subliminar teve origem durante a Guerra Fria, descoberta pelos norte americanos.




A mídia tem o papel de manter as pessoas mais informadas. A população, por outro lado, não deve se colocar como mera receptora, passiva daquilo que é veiculado pelos meios de comunicação. Para tanto, é necessário que cada pessoa exercite sua atitude crítica, filtrando as informações recebidas, questionando-as fazendo um contraponto e buscando uma opinião própria com a qual se identifique e na qual acredite. Porém o que normalmente ocorre é o oposto.
Só que daí surge o tal questionamento ‘a mídia é útil ou inútil?’. De certo modo ela é tanto útil como inútil dependendo de seu conteúdo.

A
utilidade da mídia encontra-se nos aspectos de que podemos saber de noticias do mundo todo em menos de um minuto, podemos nos informar sobre diversos benefícios para nossas vidas, podemos aprender coisas boas (e ruins) e muitos outros fatores benéficos para nós.

A
inutilidade desta encontra-se na influencia ao consumo exagerado, o constante uso da sexualidade banalizando-o, criando falsas expectativas sobre produtos (grandes exemplos são: produtos de beleza, comerciais de cerveja, de roupas, carros e etc.), mostrando em novelas, filmes e programas exemplos ruins como um exemplo: pessoas que matam por prazer e nada se faz para impedir, a vulgaridade de mulheres em diversos programas passando uma imagem de que mulher é fácil e vulgar sempre, mostra o preconceito sem ‘lição de moral’ (para ensinar o telespectador que aquilo é errado), outro exemplo bem conhecido é o que ocorreu antiga novela das 20hrs ‘Caminho das Índias’ um rapaz fazendo diversos tipos de maldades e atos de vandalismo e os pais aceitando e até incentivando (sabemos que é algo real, mas a mídia como forma de um veículo de informação tem como dever influenciar o certo e não o errado). Sabemos que há pessoas que ao verem esse tipo de coisa não cedem a essas mensagens, mas há outras mais volúveis a elas e é esse o perigo da mídia.



N
o cérebro dos humanos, assim como em outros animais, existem os chamados neuro-espelhos, que são ativados quando você vê uma pessoa fazendo alguma coisa. Em certos casos, se torna irresistível imitar o comportamento dela, segundo o neurologista Armando Rocha, da Fundação Getúlio Vargas.



Uma observação bem importante, uma propaganda que não surge efeito é a de caixinhas de cigarro, por que será?




Para Marx as relações materiais são as responsáveis pela produção de valores, crenças, instituições, comportamentos e costumes do homem. Ou seja, todos os conceitos (valores e leis) de uma sociedade giram em torno das relações materiais. Os meios de comunicação são instrumentos de mediação, pois estão interpostos entre o homem/psiquismo e o mundo (aliás, faz parte dele).

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